Herpes

Herpes é uma doença contagiosa causada por vírus. São mais frequentes dois tipos de herpes — o herpes simples e o herpes zoster.

O herpes simples é causado pelo vírus do herpes, ou herpesvirus, e pode acometer qualquer local da pele, embora a localização principal seja labial. Existe também o herpes genital. O herpes característicamente é recorrente e se manifesta em geral por inchaço, vermelhidão, ardor ou dor seguidos do aparecimento de vesículas (pequenas bolhas) agrupadas, que aí permanecem por pelo menos cerca de 4 a 5 dias. Durante esta fase, é uma doença bem contagiosa.

Herpes Zoster

Já o herpes zoster é causado pelo vírus Varicela-Zoster, que é o vírus da catapora.

É uma infecção bem mais grave que o herpes simples, com sintomas bem mais intensos. Ocorre mais na idade adulta, principalmente nos idosos, raro antes dos 15 anos. Normalmente acomete uma "faixa" da pele, de um lado do corpo. Inicia-se com uma dor muito intensa, ou coceira, que dura cerca de 1 semana a 14 dias, e depois ocorre o aparecimento das lesões semelhantes ao herpes, ou seja, as vesículas (pequenas bolhas) sob a pele avermelhada e inchada. O grande problema do Herpes Zoster é a Neuralgia Pos Herpética, que pode ocorrer em 10 a 20% dos casos. Esta é uma dor no local que persiste mesmo após o término da resolução do quadro e pode durar meses ou anos!