Rosácea

Rosácea é um visível avermelhamento da pele da face. É uma doença crônica, mais comum em mulheres claras. Inicia-se geralmente como uma vermelhidão em resposta a períodos de stress e exercícios físicos, mas é uma doença progressiva.

Não se sabe a causa exata da rosácea. Esta vermelhidão no nariz, malar (maçãs do rosto) e queixo torna-se, com o tempo, mais pronunciada e mais prolongada, até que os vasinhos da pele se dilatam (abrem) e não fecham mais. A pele fica irritada, podem aparecer lesões semelhantes a espinhas e, em casos extremos, ocorrem nódulos que podem distorcer o nariz o rinofima.

O tratamento clínico envolve medicações anti inflamatórias tópicas e orais para tentar diminuir o flushing e a aplicação de lasers específicos para vasos sanguíneos, que melhoram muito a aparência da rosácea e reduzem também o aparecimento das "espinhas" posteriores.

É importante que as pessoas acometidas por esse quadro evitem ao máximo os possíveis fatores desencadeantes: stress físico e emocional, temperaturas extremas, exercícios físicos e ingestão de álcool e alimentos apimentados.