As Idades e a Pele

20 ANOS

Perfil da Pele: a pele de uma pessoa em seus vinte anos tende a ser mais oleosa, principalmente na zona T, especialmente o nariz. Para a maioria dos vinte e poucos anos, não há nenhum problema com firmeza ou elasticidade, mas aqueles com exposição solar significativa já começam a apresentar pigmentação irregular, sardas e linhas finas ao redor dos olhos.

Cuidados Essenciais: encontrar um regime de cuidados da pele eficaz nessa idade é fundamental; bons hábitos agora irão beneficiá-lo(a) à medida que envelhece. Encontre um produto de limpeza que funciona para a sua pele, hidrate e aplique um filtro solar com um FPS de pelo menos 30. Aqueles que possuem linhas finas ao redor dos olhos ou na testa podem iniciar o uso de produtos antienvelhecimento para ajudar a prevenir futuras quebras de colágeno e de tecido elástico.

Maquiagem: para maquiagem, a cobertura não precisa ser pesada, sendo possível testar a substituição da base por um hidratante com cor e com FPS 30. Se você precisa de uma base mais pesada, certifique-se de que ela é oil free. Tente utilizar o mínimo de pó quanto possível, uma vez que o mesmo pode entupir os poros.

30 ANOS

Perfil da Pele: em seus trinta anos, a pele já começa a perder a oleosidade que teve durante seus vinte anos. Linhas de expressão podem se tornar mais visíveis, especialmente em torno da testa, dos olhos e dos lábios, embora esses sinais de envelhecimento possam ser minimizados usando óculos de sol e evitando fumar. É mais fácil o aparecimento de manchas após inflamações - espinhas , por exemplo. Aqueles que sofreram grandes oscilações no peso podem notar que sua pele perdeu um pouco de sua elasticidade de quando mais jovem. Começa a aparecer uma certa flacidez na região nasogeniana ("bigode chinês") e lateral à comissura labial (cantos da boca).

Cuidados Essenciais: continue com o regime de cuidados com a pele que você iniciou aos vintes anos, porém pode ser necessário alterar seu sabonete ou hidratante devido à pele um pouco mais seca. Considere incluir um sérum antienvelhecimento à sua rotina de cuidados, se você ainda não tiver um. Como a pigmentação irregular torna-se mais uma preocupação, a intervenção precoce com peelings químicos ou tratamentos a laser podem ajudar a uniformizar o tom da pele. Para evitar que as linhas finas se aprofundem, você pode querer tentar a toxina botulínica ou preenchedores. Já para o conselho de estilo de vida no geral, a pele tende continuar mais uniforme e radiante se você evitar o álcool e tabaco.

Maquiagem: use uma base leve para maquiagem, ou tente uma maquiagem mineral para a cobertura. Além disso, um corretivo pode ajudar com manchas escuras e olheiras.

40 ANOS

Perfil da Pele: entrando em seus quarenta anos, você pode perceber que a sua pele se tornou mais seca e perdeu um pouco da elasticidade de seus vinte anos – especialmente no contorno do rosto e ao redor dos olhos. As linhas finas que você começou a ver em seus trinta anos podem ter se tornado mais profundas em torno das áreas de expressão (olhos, boca e testa) , podendo até ter redundância de pele da pálpebra superior . Em muitos casos, a exposição ao sol levou a mais sardas, descoloração e tom de pele irregular. E, para muitas mulheres, a gordura no rosto começou a diminuir, especialmente em torno das bochechas e queixo. Pode haver uma discreta flacidez na região submentoniana (“papada” ).

Cuidados Essenciais: há uma grande possibilidade de você precisar ajustar a sua rotina de cuidados para garantir que seu sabonete de limpeza é suave e que seu hidratante contém antioxidantes. Verifique se a sua esfoliação diária é feita com um esfoliante mais suave e também, se você ainda não tiver feito isso, adicione um sérum antienvelhecimento com peptídeos ou retinóides. Para além dos procedimentos sugeridos para a faixa etária dos 30, este pode ser o momento de considerar o aumento de volume (tal como preenchedores ou injeções de gordura) para a face e lábios, bem como os procedimentos de skintightening não ablativos, tais como Ulthera® ou Infravermelho para a flacidez da linha do queixo e pescoço. Tente manter uma rotina de exercícios e dieta constante, já que flutuações de peso afetam mais o rosto do que qualquer outra área do corpo.

Maquiagem: os mesmos cuidados que funcionaram em seus trinta anos ainda podem servir em seus quarenta. No entanto, se a sua pele ficou mais seca, você pode precisar de uma base com um hidratante adicional. Em seguida, (se necessário) acrescente corretivo e pó matte na parte superior para tratar manchas escuras e olheiras.

50 ANOS

Perfil da Pele: sua pele aos cinquenta anos (e posteriores) é muito diferente do que aos vinte e trinta. Os efeitos da menopausa (e a consequente perda de estrogênio) irão acelerar muitas das mudanças que você deve ter percebido nos seus quarenta anos. A pele ficará ainda mais seca, e linhas finas podem começar a se desenvolver nas cavidades de suas bochechas. Linhas de expressão ficam mais profundas, e a exposição anterior ao sol lentamente contribuirá para uma maior falta de uniformidade no tom e textura da pele, que fica de tom amarelado e mais espessa. A flacidez da região cervical e mentoniana ficam mais acentuadas.

Cuidados Essenciais: continue o regime de cuidados da pele de seus quarenta anos, porém inclua um hidratante antienvelhecimento mais pesado (se sua pele estiver muito seca). Procure produtos com clareadores da pele, e tenha a certeza de que seus produtos contêm antioxidantes. Se você está procurando reparar a descoloração da pele e outros danos, considere uma técnica a laser como Resurfacing Fracionado, que revitaliza rosto, pescoço, colo e mãos. Entretanto, se você está considerando intervenção cirúrgica (como um lifting ou blefaroplastia), esse é um bom momento para fazê-lo, porque ainda há alguma elasticidade presente na face. Em relação a conselhos mais gerais, não se esqueça de beber muita água, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco.

Maquiagem: a maquiagem em pó muitas vezes pode craquelar em linhas mais profundas no rosto, por isso considere utilizar ao invés disso uma base hidratante ou uma mousse matte. O corretivo em creme pode ajudar a encobrir manchas escuras ou olheiras. No geral, lembre-se de que a pele de cada um é diferente - por isso, se algo faz você se sentir bonita, aproveite!