Toxina Botulínica

A toxina botulínica é um dos tratamentos cosméticos mais populares no mundo, sendo realizado há mais de vinte anos.

Seu sucesso é devido, na grande maioria dos casos, a sua rápida eficácia no tratamento de linhas de expressão comuns.

Estas injeções melhoram as linhas da fronte (testa), ao redor dos olhos ("pés de galinha") e de severidade (entre as sobrancelhas, no centro do rosto), abrindo assim o olhar e elevando delicadamente as pálpebras e o nariz. A toxina também pode ser usada para diminuir as rugas do pescoço, colo e cantos da boca, bem como para melhorar o sorriso gengival, que ocorre quando, ao sorrir, o lábio superior sobe demais e a gengiva aparece muito.

A duração dos efeitos da toxina varia de pessoa para pessoa, porém a média é de 3 a 6 meses, não sendo recomendada uma reaplicação antes do período mínimo de 2 meses. Ademais, é importante observar que uma pequena parcela da população, cerca de 5%, pode se tornar não responsiva à substância com o passar dos anos.

Outros usos para a Toxina Botulínica

Outro uso da toxina botulínica é para hiperidrose axilar (excesso de suor). A aplicação para este fim tem, em geral, resultados excelentes e de longa duração.

Normalmente os pacientes reaplicam uma, ou no máximo duas vezes por ano para manter o resultado de diminuição da sudorese. O tratamento também pode ser realizado para excesso de suor nas palmas das mãos e plantas dos pés.