O que é acne?

Acne é uma inflamação das glândulas sebáceas da pele que leva à formação das espinhas. Afeta cerca de 80% da população e ocorre mais comumente na face, peito, ombros, pescoço e costas.

Clinicamente, a acne se caracteriza pelos comedões fechados e abertos (cravos brancos ou pretos), que são os folículos entupidos e inflamados. Quando esta inflamação evolui, aparecem então espinhas, os nódulos e às vezes até cistos mais profundos.

A acne deve ser tratada rigorosamente como qualquer doença, pois pode afetar seriamente a autoestima do indivíduo, além de deixar cicatrizes inestéticas por toda a vida.

Causas

As principais causas de acne são as alterações hormonais que ocorrem na fase da puberdade, durante a adolescência. Ocasionalmente, outros hormônios podem estar envolvidos, como o hormônio do stress ou podem haver alterações metabólicas que devem ser investigadas caso a caso.

Existem outras causas menores – noites mal dormidas, uso de cremes ou maquiagem inadequados para o tipo de pele, má higiene e dieta com alto índice glicêmico e de gordura.

Prevenção e Tratamento

O tratamento clínico da acne envolve produtos adequados para limpeza e higienização da pele, com produtos tópicos. Caso haja necessidade, existem medicações orais como antibióticos, anti-andrógenos e isotretinoína, que auxiliam no tratamento. Tudo tem que ser avaliado caso a caso.

Os peelings superficiais seriados, realizados em média a cada 15 ou 20 dias, auxiliam e desobstruir as glândulas e clarear as eventuais manchas que as espinhas podem deixar.

A terapia fotodinâmica (PDT) é um tratamento que recentemente vem sendo utilizado para diminuir a oleosidade da pele e tratar a acne. Neste procedimento, aplica-se uma substância na pele – o ácido aminolevulínico – que é absorvido pela glândula sebácea, que, por sua vez, é fotoativada pela luz do laser. Em seguida, a glândula e as bactérias são seletivamente destruídas.

As cicatrizes de acne podem ser reduzidas com tratamentos a laser – CO2 fracionado / resurfacing fracionado, 1064 Q Switch (Elektra) e também por microagulhamento.